quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rob Bell - 02 - Flame


Existe um livro na bíblia denominado Cânticos dos Cânticos que trata do relacionamento entre Homem e Mulher, as alegria, conflitos, paixões e amor.

O livro é escrito em forma de versos curtos e ritmados, como poesia de amor. E usa indiscriminadadente de figuras de linguagem, além de ser altamente sensual e erótico.
O livro, lida básicamente com as emoções e desejos do casal.

Cântico dos Cânticos, foi escrito por Salomão, mas lógicamente inspirado por Deus. Assim nos ficam as perguntas:
  • "Por que Deus nos deixou um livro que descreve e conta, quase como uma novela, o romance e a paixão entre um homem e uma mulher?
  • Por que Deus nos deixou um livro com tanto erotismo em suas palavras?
As respostas estão a nossa volta.
Olhando para o mundo, vemos a cada dia, o número de divórcios crescer, a falta de compromisso nos relacionamentos aumentar, enfim, vemos a cada dia a banalização do AMOR .

O egoísmo e o pensamento em sí próprio tem se tornado quase que regra. E, ao meu ver, é exatamente o por isso da existência do livro dos Cânticos dos Cânticos.
Deus sabe que o homem, por natureza pecaminosa, tende a decair, e para isso nos deixou um bom exemplo de um relacionamento nos mostrando como é, e de que é composto, o verdadeiro AMOR.

Em Cântico dos Cânticos são usadas pelo menos 3 palavras do hebraico que nos são traduzidas como AMOR. São elas Raya, Ahava e Dod . Todas elas significam AMOR, mas cada uma de uma forma e um AMOR diferente.
Vamos ver cada uma.
  • Raya: É um AMOR de amigo, que desenvolve uma amizade profunda e um verdadeiro companheirismo e cumplicidade no relacionamento.
  • Ahava: É um afeto profundo, que te faz querer estar e pensar na pessoa amanda a todo o momento. É o tipo de AMOR que vem depois do raya, e é o que dá continuidade no relacionamento.
  • Dod:Este é o AMOR físico, a relação sexual, sexo.
O erro que as pessoas vem cometendo é o de criar relacionamentos baseados apenas em um tipo de AMOR, quando na verdade, a bíblia nos mostra que são nescessários os 3 tipos juntos para que tenhamos um relacionamento realmente vivo, rico e duradouro. Temos de desenvolver os 3 tipos, raya, ahava e dod , se queremos um relacionamento que seja capas de vencer as dificuldades e lutas que iremos enfrentar durante nossas vidas a dois.

A bíblia nos diz que no momento em que nos unimos a alguém através do casamento, nos tornamos uma só carne. E sem dúvida, isso só é possivel se colocarmos em prática o aprendizado do verdadeiro AMOR em suas 3 formas.

Lembre-se: "Amar é mais que um sentimento, é uma escolha."

Não sou alguém experiente no assunto, não sou casado, mas desejo que cada uma formas de AMOR esteja presente em meu futuro relacionamento, pois creio que é essa a vontade de Deus para nossas vidas, e vou lutar muito pra crescer em cada uma dessas áreas, pois sei que valerá a pena.

E para os que, como eu, ainda não estão em um casamento. Fica mais uma frase para refletir:

"Casar-se não é como comprar um quadro bonito, é escolher um companheiro para toda a vida."
Renê Soares de Souza


Por fim, fica nosso vídeo número 02 de Rob Bell, que trata justamente desse assunto.

NOOMA 02 - Flame - Rob Bell (Legendado) from Marcelo Mioto on Vimeo.



Espero que tenham gostado.
Terça tem mais.


Escrito por: Renê Soares de Souza

www.snomeblog.blogspot.com

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.
    Gostei muito.
    Que Deus continue te dando sabedoria para continuar escrevendo coisas tão edificantes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Excelente vídeo. Um assunto tão banalizado hoje em dia e, vendo-o como foi abordado no vídeo, percebe-se um pouco da dimensão misteriosa do que realmente é o amor. Eu me considero um eterno aprendiz em matérias amorosas, e fiquei muito feliz com a explicação no vídeo. Mais uma vez, continue com este belo trabalho Renê!

    ResponderExcluir

Veja Também

Blog Widget by LinkWithin