terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brasil desenvolve equipamento que permite navegar na internet usando braille

A pesquisa que está em andamento, e sendo desenvolvinda por pequisadores da UNESP (Universidade Estadual Paulista), tem como objetivo contruir um console em braille assim possibilitando deficientes visuais a desfrutarem desse grande meio de conhecimento que é a internet.

A idéia é desenvolver um dispositivo reprogramável em tempo real, que permite a sinalização de todos os sinais do alfabeto braille através de uma matriz de pontos que se elevam e se retraem em uma superficie, assim possibilitando o toque e o reconhecimento dos sinais pelo usuário.

O projeto está na fase de desenvolvimento do hardware, e por hora, envolve apenas a ultilização em computadores de mesa . Segundo o professor da UNESP, o grupo está preparando um artigo para apresntarem na Conference on Ecological Modelling, em setembro.

Saiba mais

2 comentários:

  1. Notícia muito boa. Isso melhora muito a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. O pessoal do INT, Instituto Nacional de Tecnologia e uma equipe/laboratório da UFRJ também desenvolvem equipamentos para pessoas com deficiência, inclusive deficiência visual. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  2. Uma iniciativa que merece todo nosso aplauso e e nossa torcida para que logo esteja pronto para seervir a muitas pessoas que tanto precisam disso.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Veja Também

Blog Widget by LinkWithin